ESCOLA MUNICIPAL PADRE AGUIAR
FICHA DE PLANEJAMENTO
TEMA :Palavrinhas Mágicas
OBJETIVOS:
- Reconhecer a importância, compreender, valorizar e utilizar as regras• mínimas de boa convivência.
- Vivenciar os valores universais (solidariedade,• respeito, colaboração...).
- Interagir com os outros em diferentes grupos e• diferentes situações, relatando suas ideias e respeitando as ideias dos outros.
Saber• ouvir os outros em diferentes situações.
- Resolver os conflitos sem brigar,• procurando controlar sua impulsividade.
Colaborar no planejamento e realização das atividades do grupo, respeitando pontos de vista contrários, articulando seus interesses com os dos outros, assumindo seu papel no grupo e suas responsabilidades.
- Estabelecer relações mais equilibradas e construtivas com os colegas, comportando-se de maneira solidária, valorizando as diferenças e rechaçando qualquer tipo de discriminação.
PROCEDIMENTO:
- Conversação;
- Filmes (Curta) “ Palavrinhas mágicas”
- Comentários sobre o vídeo
- Música - .. – Palavras mágicas.- Eliana (anexo)
- Leitura da musica - Colar a letra da música no caderno
- Ouvir a música – DVD
- Cantar acompanhando o DVD
Primeira da dinâmica:
- Ursinho: forma-se um círculo. Neste círculo passará um ursinho. Cada criança deverá fazer nele um gesto. Quando todos tiverem terminado, a professora explicará que os alunos deverão fazer o mesmo gesto que fizeram no ursinho no colega da direita.
Segunda dinâmica
- Dramatização de situações de conflito que podem surgir na escola, confrontando com a dramatização do que seria a atitude mais adequada para o momento.
Terceira dinâmica:
- Empresta-me tua casinha? Desenha-se no chão vários círculos ( um a menos que o número de crianças). Cada círculo será ocupado por uma criança. A que ficar sem a casinha deverá chegar a uma criança e dizer: “ empresta-me tua casinha?”. Todas as outras deverão responder: “ pois não!”. Todas saem do seu círculo, trocando de lugar. A que estava fora, deverá buscar um círculo também. Quem ficar sem lugar, recomeça o jogo
- Cada grupo comentará sobre as dinâmicas (Exe. Qual dinâmica que mais gostou a que achou mais engraçada, etc.
TURMA- Ciclo I 3º ano
RECURSOS:
- Vídeo - Borracha - Televisão - Cola - Ursinho de pelúcia - DVD - Cartolina - Lápis -Atividade xerocada - Caderno - Giz
AVALIAÇÃO:. Que cada aluno consiga integrar-se no grupo, participando ativamente, trocando experiências, resolvendo situações de conflito de forma tranquila e convivendo adequadamente conforme as regras elaboradas pela da turma e os valores trabalhados em aula. Que o grupo como um todo consiga demonstrar maior autonomia e sensibilidade para resolver os problemas que surgem com mais tolerância e amabilidade.
Letra da música e atividade
PALAVRAS MÁGICAS – Eliana
Algumas palavrinhas são mágicas
Que ajudam a gente a viver melhor
Por favor, muito obrigada, com licença.
Tudo bem pode passar,
Eu te amo vem brincar comigo vamos lá meu amigo
Aquele abraço.
Bom dia, boa tarde, boa noite.
A benção mãe, a benção pai.
Bom dia, boa tarde, boa noite.
Viver assim é bom demais.
Essas palavrinhas mágicas
Palavras mágicas são assim,
Tem o poder maior de abracadabra
E de salabim, assim, assim.
Escola--------------------------------------------------------------------
Aluno(a): ____________________Data:_____________
Atividade do Espaço de Leitura
1- O que você entendeu da
______________________________________
2 - Escreva três palavras mágicas em cada nuvem abaixo:
Obs: Desenho de três nuvens
3 - Por que chamamos estas palavras de “palavras mágicas”?
____________________________________________
____________________________________________
4- Por que é importante usar as palavras mágicas?
__________________________________________
___________________________________________
5- Desenhe uma situação em que você diz uma palavra mágica
para alguém:
PALAVRAS MÁGICAS
BOM DIA
BOA TARDE
BOA NOITE
COM LICENÇA
OBRIGADO
POR FAVOR
DESCULPE
POSSO AJUDAR
BENÇÃO PAI E MÃE